areia e caixa de areia arranhadores enriquecimento ambiental gatificação

Enxoval do Gatinho: Guia Prático do Adotante

enxoval

Criamos este guia prático para facilitar a vida dos nossos adotantes de primeira viagem–mas serve para quem já tem gatos também! Está na dúvida do que precisa investir para receber o novo gatinho em casa? Aqui juntamos as dicas mais importantes que passamos para os adotantes Resgatos Pingados, com base na nossa experiência e em recomendações veterinárias.

Comedouros

Comedouros da Woolie e da Zeedog


Prefira comedouros rasos e amplos para evitar incômodo nos bigodes, de materiais como inox, cerâmica, vidro ou porcelana. Evite plástico, esse material tem propensão a causar acne felina. Verifique se possuem base antiderrapante para dar mais conforto na hora da refeição. Os modelos ao lado são das lojas Zeedog e Woolie (inox e cerâmica, respectivamente). Ah! Sachê pode dar todo dia, viu? Visite a nossa loja e conheça o nosso porta-sachês!

 

Bebedouros

Bebedouros inox, cerâmico, porcelana e plástico livre de BPA.

Gatos têm tendência a apresentar problemas renais por ingerirem pouco líquido, por isso é importantíssimo estimular a ingestão de água, além de oferecer ração úmida diariamente. Bebedouros automáticos são um excelente investimento pois gatos adoram água corrente. Listamos opções diversas acima para inspirar vocês, mas no YouTube há tutoriais de como fazer um bebedouro automático caseiro, se você for da turma “faça você mesmo”.

Areia higiênica/granulado sanitário

Areias higiênicas

Já experimentamos diversas opções, mas as que gostamos mais e indicamos são as areias da Katbom, Viva Verde, Cansei de Ser Gato, e Meau–todas biodegradáveis, podendo ser descartadas no vaso sanitário. Uma dica de economia é misturar a Katbom, que é uma areia mais barata e com base de farinha de cereais, com uma das outras areias, que têm base de mandioca e fazem o torrão mais firme (porém são mais caras).

Atenção: Areia sílica e granulado de madeira são prejudiciais para o trato respiratório e contraindicadas por veterinários.

Caixas de areia

Caixas de areia

A quantidade de caixas recomendadas é 1 por gato + 1, ou seja, se você tem 2 gatos, precisaria de 3 caixas. O ideal são caixas grandes para o gatinho conseguir se movimentar; e altas, para que não jogue areia fora. Caixas pequenas, só para filhotes–e olhe lá. Uma dica boa e barata é usar aquela caixa de massa que vende em lojas de construção (veja ao lado). Mas, se puder investir, existem caixas “jumbo” como a Caixona da PetGames, que vende na internet e em petshops.

Sabemos que muitos adotantes têm limitação de espaço, mas a recomendação de veterinários especialistas em bem estar felino é não deixar as caixas de areia em um só lugar. O ideal é espalhá-las em ambientes diferentes da casa: banheiro, sala, varanda…

Tapetes para a saída da caixa de areia

Tapetes para a saída da caixa de areia

Um problema muito comum que nós tutores de gatos enfrentamos é a areia espalhada pela casa. Existem várias opções de tapetes para colocar na saída da caixa de areia que ajudam a mitigar esse problema, mas não encontramos nenhuma solução 100% definitiva para isso. No fim das contas, vassoura e aspirador continuam sendo nossos fortes aliados.

Arranhadores

Arranhadores

São in-dis-pen-sá-veis! O ideal é ter sempre mais de uma opção de arranhador pela casa: sisal, papelão, carpete… Temos este ao lado da São Pet, e eles amam escalar como se fosse árvore! Gatos precisam arranhar para se alongar, desestressar, afiar as garrinhas, marcar território… É da natureza deles!

Dica: Coloque arranhadores próximos ao seu sofá e poltronas para evitar que o gatinho arranhe seus móveis. Colocar catnip (erva do gato) em cima dos arranhadores pode ajudar a direcioná-los para os arranhadores que devem usar. Hoje existem várias opções de arranhadores que se acoplam ao sofá, também. Temos um artigo sobre os melhores tecidos de sofá, caso esteja buscando um novo sofá ou trocar o tecido do seu.

 

Brinquedos

Brinquedos

Gatos são animais lúdicos e quase qualquer coisa pode ser brinquedo para eles, até mesmo uma bolinha de papel amassada! Caixas de papelão, ratinhos com sininho, varinhas, laser, tocas, catnip, matatabi… É muito importante o gatinho ter vários estímulos para brincar e gastar energia!

Estabeleça uma rotina de brincadeira com seu gato–lembre-se que gatos são metódicos e gostam de rotina. Por exemplo, ao chegar do trabalho no fim do dia, brinque com ele e depois recompense com um sachê bem gostoso (em alusão à “caça” dele).

Verticalização/Gatificação

Verticalização/Gatificação

Gatos são animais arborícolas e adoram locais elevados para observar, brincar, e até comer! Sim, já viu nos programas de gatos selvagens como eles levam a caça para comer em cima as árvores? Isso é um comportamento natural dos felinos, sejam grandes ou pequenos. Gatificar e verticalizar proporciona um enriquecimento ambiental valioso. Na Shopee e no Mercado Livre há parquinhos/playgrounds acessíveis, mas existem diversas lojas especializadas em móveis para gatos de qualidade superior, como a Ferpa, O Fazedor, Gatton, Mobiliário Ronron, Allegro Gatto, Cat Boss, Roda de Gato, Mundo Pluto, La RoOteria, Gattedo, Uau Design… Listamos mais opções no nosso Instagram. Se puder, pesquise e invista nestas.

 

Caixas de transporte

Caixas de transporte

Este é um item essencial que muitos adotantes, por incrível que pareça, se esquecem. Elas são imprescindíveis de se ter, para a segurança do gatinho. Nunca leve seu gatinho para o veterinário sem uma caixa de transporte, o risco de fuga é grande. Opte por uma caixa espaçosa o suficiente para o gatinho conseguir se movimentar, mas que também seja segura e resistente–muito cuidado com as caixas com portinha de plástico, algumas são muito maleáveis e passíveis de o gatinho conseguir abrir.

Dica: Para acostumar o gato com a caixa de transporte, mantenha-a aberta e acessível em casa. Durante a ida ao veterinário, coloque um paninho com o cheiro do gato na caixa para reduzir o estresse.

1 comentário

  1. […] no maior móvel de todos: o sofá (se o tecido for agradável para tal). No nosso artigo do enxoval falamos da importância de se ter diversos tipos de arranhadores (sisal, carpete, papelão, etc.) […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *