Sempre incentivamos a adoção conjunta quando nossos adotantes não têm outros gatos, ou a adoção de mais um gatinho quando só têm um. A lista de benefícios de se ter mais de um gatinho é grande, e você vai saber tudo aqui.
Existe um mito de que gatos são animais solitários e independentes. A verdade é que na natureza eles fazem parte de colônias onde passam a maior parte do tempo interagindo e cooperando em grupo. A caça pode até ser solitária, mas a vida do gato não. Portanto, ficar sozinho por muito tempo pode deixá-los ansiosos e afetar o bem-estar emocional deles.
Ter dois gatos é melhor do que ter um só porque…
- Nunca estão sozinhos enquanto você está fora de casa: Gatos são animais sociais, e ter uma companhia pode ajudá-los a combater o tédio e a solidão. É claro que eles sentirão sua falta, mas você não vai precisar correr para voltar para casa depois de passar o dia trabalhando, pois seu gatinho não estará (tão) entediado e ansioso para você chegar.
- Os custos não são muito maiores: Eles compartilham muitas coisas do enxoval que você já comprou, vai aumentar uma caixa de areia, e um pouco mais de areia e alimentação por mês, mas nada tão significativo. Veja nossas dicas de enxoval aqui.
- Se mantêm equilibrados emocionalmente: Gatos são metódicos e juntos vão estabelecer uma rotina para dormir, se dar banho, e brincar juntos, e com isso não ficarão entediados ou deprimidos facilmente.
- Se mantêm em forma e poupam “ataques” a você: Já reparou que gatos criados sozinhos tendem a usar mãos, braços e pernas dos humanos para brincar de caçar (mordendo e arranhando)? Isso é porque gatos têm brincadeiras próprias da espécie, portanto tendo outro gato para gastarem energia juntos é ótimo para mantê-los ativos e mentalmente estimulados. A interação com outro gato incentiva a atividade física e pode reduzir o risco de obesidade.
- Menos comportamentos indesejados: Gatos que ficam sozinhos por longos períodos podem se tornar ansiosos, o que pode resultar em comportamentos destrutivos, como arranhar móveis ou fazer xixi fora da caixa de areia. Ter outro gato pode aliviar essa ansiedade e mitigar esses problemas.
- Ensinar bons hábitos: Gatos podem aprender uns com os outros. Um gato mais velho ou experiente pode ensinar ao mais jovem boas maneiras, como usar a caixa de areia corretamente ou lidar melhor com a interação com humanos.
- Salva duas vidas: No Brasil, há mais de 30 milhões de animais abandonados. Existem muito mais bichinhos precisando de um lar do que lares responsáveis. Ao adotar mais um você não só salva uma vida, mas também oferece uma vida mais enriquecedora e divertida para o que você já tem.
- Amor em dobro: Gatos, ao contrário de outro mito que diz o contrário, são apegados aos donos–alguns até demais (risos). E você sabia que o simples ato de acariciar um gatinho, ou mesmo apenas dividir o lar com um, não só acalma mas também reduz nosso estresse e pressão sanguínea, melhorando nossa saúde cardíaca? Um estudo da Universidade de Minnesota (EUA) mostrou que o risco de morte por ataque cardíaco é 40% menor em quem tem gatos! Imagina tendo dois?
Na Suíça existe uma lei determinando que animais de estimação sejam adotados em pares, você sabia? Lá, as autoridades reconhecem que os animais são altamente sociais e precisam da companhia de outros da sua espécie para se sentirem bem. Nós acreditamos nisto também.
O Thiago adotou seu primeiro gato Faísca com 2 para 3 meses de idade, e logo sentiu que ele precisava de uma companhia. O Caramelo, outro filhotinho com aproximadamente 3 meses, chegou dois meses depois para a alegria do amigo e do tutor:

“Adotar um segundo gatinho foi a melhor coisa que eu fiz. Digo isso por mim e pelo primogênito. Acabaram as horas de tédio – o Faísca tinha com quem brincar nas horas em que eu estava fora trabalhando. Acabaram as brincadeiras de emboscada quando eu chegava (meus calcanhares agradeceram). E era bonito ver a troca mútua que existia entre aqueles dois pingos de gato, cada um ensinando ao outro o que sabia, cada um aprendendo coisas novas e cuidando um do outro como irmãos. Foi lindo ver como a amizade deles evoluiu de uma inicial estranheza para o companheirismo que existe hoje. E, para mim, é felicidade em dobro.”
Se você está considerando adotar outro gato, recomendamos este vídeo de adaptação da Isa Gateira, que ensina a introdução gradativa de um novo gato na casa–este é o método mais recomendado pelos especialistas em comportamento felino. Os adotantes de irmãos ou gatos que já conviviam em harmonia no mesmo lar temporário têm o benefício de não precisar passar por adaptação: é o caso da Chris, que adotou os irmãos Moana e Maui (filhotes da Melissa), e da Júlia, que adotou Leia (antes Melissa) e Luke (antes Hugo, da ninhada do Bloco H), mãe e filho adotivo. Conheça as histórias deles no nosso Instagram @resgatos.pingados.
Victor e Katia deram uma chance para as irmãs Ísis e Violeta (foto de capa deste artigo). As duas haviam sido adotadas filhotes em 2021, e foram devolvidas para nós em 2023 (a ex-tutora alegou mudança e problemas pessoais). Eles se sensibilizaram com a história delas e decidiram adotá-las, mesmo já tendo outras duas gatinhas. Neste caso, a adaptação foi feita de forma gradativa e lenta pois Ísis e Violeta eram gatinhas traumatizadas, e precisavam de um tempo para confiar em humanos. Hoje, são apegadas às novas amigas e aos tutores, e vivem finalmente o final feliz que mereciam: assista a história delas aqui.

Já a adotante Eliana escolheu a filhotinha Pagu (filhote da Estrela) para ser companhia da sua gata mais velha, a Safira. Na casa já viva também uma gatinha introspectiva, a Aurora, que não dava muita bola pra amiga. A adoção da Pagu foi certeira e hoje ela e a Safira são inseparáveis, como mãe e filha. Segundo a Eliana: “Tenho amor em dose tripla! Elas transformaram minha vida para melhor”.
Listamos os pontos mais importantes do porquê você deve considerar adotar outro gato (se só tiver um), baseado nas nossas experiências, no vídeo “Why You Should Get Another Cat” do Jackson Galaxy, e nos artigos das ONGs Clube do Gato e Patinhas Carentes, que também reforçam este coro.
E aí, vai continuar só com um gatinho mesmo?

![Violeta-Isis-e1742829494592[1]](https://resgatospingados.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Violeta-Isis-e17428294945921-870x563.jpg)




![[ADOTADO] Oi, eu sou o Elvis! 🕺 O gatinho dos seus sonhos!
🐈 Aprox. 3 meses de idade
📋 Vermifugado, mãe e irmã adotivas testadas negativo para FIV e FeLV
🧶 Extremamente dócil, companheiro, ronronento, brincalhão, se dá bem com cães e gatos
Se você sempre sonhou em ter um gatinho “derretido”, que gosta de colo e ronrona até pra porta, esse sou eu!
Vim de um resgate da mamãe Cher com seus 3 filhotes que viviam em uma fazenda. Ela me adotou como filhote dela, e quando os cães começaram a atacar a ninhada, pediram ajuda pra gente.
Eu cheguei mais debilitado: com várias mordidas pelo corpo, perdi um pedacinho da orelha (meu charme), e os tios acharam que perderia um dedinho. Mas agora estou zerado e nem tenho trauma de cães!
Mereço uma vida plena daqui pra frente, com segurança e muito amor na casinha que for morar. Sou bem carentinho e adoro outros animais e os humanos.
Tá pronto pra adotar o amor da sua vida?
🏠 Preferência para adotantes com apartamentos telados
📝 Adoção mediante questionário e termo de responsabilidade](https://scontent.cdninstagram.com/v/t51.82787-15/586844399_17942676240080389_2596491189693617481_n.jpg?stp=dst-jpg_e35_tt6&_nc_cat=103&ccb=7-5&_nc_sid=18de74&efg=eyJlZmdfdGFnIjoiQ0xJUFMuYmVzdF9pbWFnZV91cmxnZW4uQzMifQ%3D%3D&_nc_ohc=Pl_vsxPlS6IQ7kNvwHDo3ND&_nc_oc=Admn94WiTUJL4mooCoPeWRYAqgttlfdV-oF1-132ImgmYg-8qtFixhU_Isiigh9qbCcgir392cDi7fDL7Uunlar9&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.cdninstagram.com&edm=ANo9K5cEAAAA&_nc_gid=vpRFrT_AgoN63vfHCC-hBw&oh=00_AfhB4gEWCysmetQOfO1WYdBEFhqFnazQbkd1K8baou13Xw&oe=69264D42)



![[ADOTADOS] Olá, pessoal, somos os filhotes da Bella! 💜 E estamos na busca do nosso final feliz.
🌟 2 meses de idade (nascidos em 16/8/2025)
🩺 Vermifugados, mãe testada negativa para FIV e FeLV
🌷 Meninas: Anya e Moo
🐻❄️ Meninos: Bear e Silver
🧶 Dóceis, brincalhões, espertos, se dão bem com cães e gatos
Nossa mãezinha foi retirada de um abrigo com quase uma centena de gatos. Muitas paridas, e ela já estava prestes a nos ter! Em poucos dias nascemos 3, e o Silver foi agregado (nasceu um dia depois de uma mãezinha que rejeitou sua ninhada).
Que sorte tivemos em nascer em um quentinho de lar. Deste lar temporário só vamos pra nossa casa definitiva. Somos bem espertos, comilões, e sem tempo ruim! Que nos adotar vai tirar a sorte grande.
Já escolheu quem de nós vai alegrar sua casa?
🏠 Preferência para adotantes com apartamentos telados
📝 Adoção mediante questionário e termo de responsabilidade](https://scontent.cdninstagram.com/v/t51.82787-15/567335140_17939583582080389_9118644796359035789_n.jpg?stp=dst-jpg_e35_tt6&_nc_cat=106&ccb=7-5&_nc_sid=18de74&efg=eyJlZmdfdGFnIjoiQ0FST1VTRUxfSVRFTS5iZXN0X2ltYWdlX3VybGdlbi5DMyJ9&_nc_ohc=SVPc_CbBHF0Q7kNvwG4uly-&_nc_oc=Adl-ynYfXD9KHa0RwPmrLyV4_V-XCx6BIqWiuBIqsPkZ7g3ZW7qVubIw8QV53nhMl93qVWymGLWWmil--6KBWiQq&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.cdninstagram.com&edm=ANo9K5cEAAAA&_nc_gid=vpRFrT_AgoN63vfHCC-hBw&oh=00_AfhWi6ILZCwzz-npBYL_VeyahrvsMQp2RUclb7RHFhlDNg&oe=692666EC)